quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hanoi Rocks - Bangkok Shocks, Saigon Shakes, Hanoi Rocks

Primeiro álbum da banda finlandesa mais cultuada do hard rock: Hanoi Rocks. Formada em 1979 pelos amigos Michael Monroe e Andy McCoy(nomes artísticos, mas acredite, os nomes reais são impronunciáveis...os caras são finlandeses...). Classificada por alguns de glam punk e por outros de glam metal, as referências do Hanoi Rocks vão bem além disso: talvez uma mistura de New York Dolls com Johnny Thunders & the Heartbreakers dê uma boa noção do som deles. Gravado e lançado em 1981, Bangkok Shocks, Saigon Shakes, Hanoi Rocks traz regravações de faixas gravadas em demos e compactos lançados anteriormente com relativo sucesso na Finlândia junto á composições novas do período(a maioria de autoria de Andy): Tragedy(maior sucesso do álbum e único single deste); Village Girl com seu riff empolgante;Don't you ever leave me(que poderia ter sido composta por Johnny Thunders - a influência é notável nesta faixa); Cheyenne(uma das poucas parcerias de Michael e Andy).
A banda sofreu várias alterações em seu line up até a estabilização em 1983, vindo a encerrar suas atividades em 1986, pouco tempo após a morte do baterista Razzle(vitimado numa colisão automobilística em L.A. quando se dirigia para uma festa na casa de Vince Neil, vocalista do Mötley Crüe). Em 2001, Michael e Andy se reúnem sob o nome Hanoi Revisited para alguns shows e acabam por reestruturar a banda com uma nova formação, voltando a se chamar Hanoi Rocks, gravando e excursionando até 2009, infelizmente sem o mesmo sucesso de antes. Enfim, o Hanoi Rocks foi a banda que disseminou(não criou...) todo um visual naquela primeira metade dos anos 80, mas com um adendo que a maioria de seus pupilos(como Mötley Crüe e Poison) deixaram de lado: o rock n' roll!

Obs: além deste álbum, é altamente recomendado o terceiro da banda, Self Destruction Blues, que continha as clássicas Taxi Driver e Beer and a Cigarrete(gravada pelo Guns N' Roses na época do Use Your Illusion, mas nunca lançada oficialmente).

http://www.mediafire.com/?6jgusmn4y3g

Nenhum comentário: